De acordo com estudo publicado pela Stray Animal Foundation Platform,
organização de direitos dos animais, os Países Baixos conseguiram minimizar o
número de cachorros de rua após grande estudo para entender o porque os animais
estavam sendo abandonados e como se reproduziam.
Os dados analisados incluem até mesmo literatura do século 19, quando os animais de rua já eram um grande problema. Ao final do século 20, após tentativas mal sucedidas para reverter a situação, a Lei de Saúde e Bem-Estar dos Animais entrou em vigor. Ficou proibido a qualquer tutor de animal realizar abusos ou negar os cuidados necessários. Violar essa regra é crime, cabível de multa e detenção.
O país também colocou em prática um programa batizado de CNVR, sigla para "Collect, Neuter, Vaccinate, Return", ou coletar, castrar, vacinar e devolver, na tradução livre. Tanto animais de rua quanto os que têm um tutor oficial foram e são registrados pelo governo para acompanhamento. No caso dos de rua, os animais foram castrados, vacinados e, posteriormente, devolvidos ao local onde foram encontrados até a situação ser controlada. Já os tutores de animais têm de seguir uma série de exigências para garantir o bem estar dos bichos.
Para que o CNVR gerasse os resultados esperados, foi necessário retornar com os animais castrados ao local onde foram encontrados porque o objetivo era criar uma população estéril e, assim, evitar a reprodução de rua. Caso isso não fosse feito, um animal fértil teria grandes chances de ocupar o lugar daquele animal que foi castrado, e a população continuaria crescendo. Felizmente, a Holanda conseguiu acabar com os cachorros de rua.
Com informações da Vix.
Interaja mais:
https://www.facebook.com/manchetedecapa1/
https://twitter.com/MancheteDeCapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário