O plano de reorganização prevê ganhos de eficiência e
otimização em 870 pontos de atendimento do País, com a desativação de 361 unidades
(112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento), a conversão de
243 agências em postos de atendimento e oito postos de atendimento em agências,
transformação de 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem guichês de caixa,
relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios e criação de 28 unidades
de negócios (14 agências especializadas agro e 14 escritórios leve digital).
"A reorganização da rede de atendimento objetiva a sua
adequação ao novo perfil e comportamento dos clientes e compreende, além das
medidas de otimização de estrutura descritas acima, outros movimentos de
revisão e redimensionamento nas diretorias, áreas de apoio e rede,
privilegiando a especialização do atendimento e a ampliação da oferta de
soluções digitais", fala o comunicado do BB. A economia líquida anual
estimada por estes movimentos é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até
2025.
Além disso, o banco aprovou um Programa de Adequação de
Quadros (PAQ) para otimizar a distribuição da força de trabalho, equacionando
as situações de vagas e excessos em suas unidades, e um Programa de
Desligamento Extraordinário (PDE), disponível a todos os funcionários do BB que
atenderem aos pré-requisitos. "A estimativa do BB é que cerca de 5 mil
funcionários venham a aderir aos dois programas de desligamento", diz o
banco, complementando que o número final de adesões, assim como o respectivo
impacto financeiro, serão informados após o encerramento dos períodos de
adesão, que ocorrerá até 5 de fevereiro.
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Com informações do Notícias Ao Minuto.
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