PlantãoMCNEWS

Post Top Ad

Your Ad Spot

Com ‘inchaço’ nas Prefeituras da Paraíba, Gestores terão dificuldade para administrar cargos comissionados

 



As prefeituras da Paraíba têm hoje quase 60 mil servidores contratados por excepcional interesse público e 27.697 comissionados. Os dados são do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) e revelam que o que deveria ser exceção, tornou-se regra nos municípios do Estado. O ingresso no serviço público, através de concurso, tem passado distante das prefeituras.


O problema é que o ‘inchaço’ na máquina pública provoca um problema sério para os próprios gestores. Inviabiliza, muitas vezes, a realização de obras e serviços, indispensáveis para dar visibilidade e respaldo popular à gestão. Os ‘empregos’ consomem boa parte dos orçamentos municipais. Com comissionados as prefeituras paraibanas gastaram mais de R$ 57 milhões apenas no mês de setembro deste ano. O volume de recursos para custear os contratados foi ainda maior: R$ 109 milhões.


Por serem as maiores, as prefeituras de João Pessoa e Campina Grande têm o maior número de servidores nessa situação. Em Campina, são 8.795 contratados por excepcional interesse público. Na Capital, 15.295. Mas há cidades onde o índice, proporcionalmente, é bem mais significativo. Em Baía da Traição, por exemplo, dos 781 servidores 464 são contratados por excepcional interesse público, o que dá 59,41%. Em São Miguel de Taipu, o índice é de 51,54%, sendo 285 contratados para um total de 553 servidores.


Muitos dos servidores, em todos os municípios do Estado, trabalham em áreas importantes, como saúde e educação. Mas há também muitos apadrinhados políticos. Nesses casos, o desrespeito à regra constitucional soma-se, também, ao abuso de poder econômico no período eleitoral. Independente disso, o gargalo é grande para os futuros prefeitos. Se quiserem ter uma gestão capaz de executar obras terão que, necessariamente, enxugar a máquina e retirar os excessos.

 

 

+Detalhes: 



Com informações do Jornal da Paraíba.      

 

 

 

Interaja mais:

 

https://www.facebook.com/manchetedecapa1/

 

https://twitter.com/MancheteDeCapa


Nenhum comentário:

Postar um comentário