O Instituto Nacional do
Seguro Social (INSS) criou um sistema para avaliar os serviços
prestados pelo órgão. A expectativa é aumentar a transparência dos resultados
das políticas e programas executados.
Desde o ano passado, o INSS enfrenta problemas na avaliação
de benefícios. Atualmente,
1,1 milhão de pedidos de benefícios estão parados. São 300 mil sem
análise e 800 mil com pendências na documentação. A resolução que cria o Sistema de Monitoramento do
Desempenho Organizacional foi publicada nesta segunda-feira (08/06) no Diário
Oficial da União (DOU).
“O monitoramento do desempenho organizacional se dará pela
análise sistemática e periódica de processos, produtos ou resultados da gestão,
por meio de indicadores”, determina o texto. Segundo o instituto, o programa
vai gerar “melhores resultados para a sociedade”.
O sistema será baseado em indicadores de desempenho gerados
a partir de dados do INSS. “Os indicadores de monitoramento definidos deverão
ser especificados mediante indicação das fontes da informação, da periodicidade
e tempestividade de coleta dos dados a serem utilizados para seu cálculo”,
determina a portaria. Os resultados serão divulgados em uma plataforma online
para dar transparência aos resultados das políticas e programas conduzidos pelo
instituto.
Com
informações do Metrópoles.
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