PlantãoMCNEWS

Post Top Ad

Your Ad Spot

A família é a base fundamental sobre a qual se ergue o imenso edifício da sociedade

 




“Naquele tempo: Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo.' Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.' “ (MATEUS, 12:46-50).

 

Família sempre traz uma questão que envolve muitas singularidades. Para uns, a família é berço de alegrias incontáveis e de porto seguro ante às tormentas da vida, para outros, é prova infindável de angústias e privações. Mas afinal, espiritualmente, como é visto esse tipo de diferenciação entre famílias? Por que numas aparenta perfeita harmonia e noutras, o caos na terra ? Bem, para explicarmos essas diferenças precisamos primeiro analisar o homem social.

 

É uma lei natural de Deus o convívio em sociedade para que busquemos, em conjunto de nossas aptidões e virtudes, o progresso moral e intelectual. Com isso, o homem se organiza em núcleos familiares onde espíritos simpáticos se reúnem a fim de auxiliar-se mutuamente na evolução durante a vida corpórea. Porém, em casos de familiares ou famílias desregradas ou desequilibradas poder-se-á notar-se uma união expiatória, onde dois espíritos com divergências se unem pelo laço do sangue a fim de dar cabo às diferenças inferiores de sentimentos menos elevados.

 

Por intermédio da justiça divina, o inimigo de outrora pode ser seu irmão na vida atual. Estes casos normalmente se devem a situações que se repetem em muitas encarnações obrigando que uma maior proximidade entre os espíritos seja estabelecida a fim de se depurem os laços entre os espíritos.

 

“Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual. Foi o que Jesus quis tornar compreensível, dizendo de seus discípulos: Aqui estão minha mãe e meus irmãos pelos laços do Espírito, pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”

(O evangelho segundo o espiritismo , Cáp XIV, item 8).

 

Compreende-se, portanto, que a família espiritual seria a família cujos espíritos simpáticos se encontram – em vida ou na erraticidade – pois que os laços que os unem são os laços d’alma. Já a família carnal seria os espíritos que por necessidade temos os laços do corpo a fim de repararmos erros pretéritos.


No seio familiar que devemos buscar o primeiro movimento rumo a reforma íntima, buscando compreender uns aos outros e quem sabe, após as devidas correções entre essas almas, não aconteça um novo laço, desta vez de amor e de fraternidade ?

 

Os problemas familiares são em geral muito importantes na nossa evolução. É no núcleo familiar que encontramos, pela convenção das tradições, o esforço maior em nos entendermos melhor. Temos a necessidade íntima geralmente de se ter um bom convívio familiar, e buscamos isso diariamente. Por isso, Deus outorga certas famílias o recebimento de um espirito revoltado ou menos evoluído, para que no seio equilibrado e de amor de uma família possa esse ser ter contato com o amor e os bons fluídos de fraternidade.

 

A família é o berço da civilização, onde os espíritos se unem sempre com um único fim que em todos os tipos de família é denominador comum : a Evolução moral. Somos todos uma única família, cósmica universal, onde todos somos irmãos do mesmo Pai, que é Deus. Ao internalizarmos isso, teremos mais facilidade em compreender nosso familiar mais embrutecido e teremos resignação para buscar o entendimento com o espírito que nos foi confiado ao convívio familiar. Somos irmãos, nos amemos, pois, que Jesus, o Cristo, já nos abençoou à eterna família do globo terrestre. Muita paz a todos!

 

 

 

 

 

 

+Detalhes: https://espirito.org.br/palestras/lacos-de-familia/

 

https://kardecpedia.com/roteiro-de-estudos/887/o-evangelho-segundooespiritismo/2191/capitulo-iv-ninguem-podera-ver-o-reino-de-deus-se-nao-nascer-de-novo/a-reencarnacao-fortalece-os-lacos-de-familia-ao-passo-que-a-unidade-da-existencia-os-rompe

 

https://feesp.com.br/2019/09/24/visao-espirita-da-familia/

 

 

 

Com informações do Espiritismo da Alma.        

 

 

 

Interaja mais:

 

https://www.facebook.com/manchetedecapa1/

 

https://twitter.com/MancheteDeCapa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário