Os primeiros contatos com os segurados começam a ser realizados nos próximos dias pelo INSS por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail. Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Serão selecionados, portanto, segurados que tenham
carteira de motorista e título de eleitor”, informou o INSS, em nota divulgada
à imprensa nesta segunda-feira (17/8).
“Vale salientar que este é um projeto-piloto de prova de
vida por biometria. Portanto, nesta etapa, o INSS fará os ajustes necessários
para que o procedimento digital possa ser implementado com segurança,
posteriormente, para todos os beneficiários”, prosseguiu.
O INSS destacou que o beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado. Ou seja, não é um teste. “A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo”, completou.
Como será?
A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmara do celular do cidadão, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (acesse aqui) que vai indicar se, de fato, trata-se da pessoa cujo CPF foi informado no cadastramento do INSS. É importante destacar que, como se trata de um piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados, e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar do projeto terá acesso exclusivo ao serviço.
Interaja mais:
https://www.facebook.com/manchetedecapa1/
https://twitter.com/MancheteDeCapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário