A FGV (Fundação Getulio Vargas) disse neste sábado
(27.jun.2020) que vai apurar suposto plágio na dissertação de mestrado do novo
ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli da Silva. Decotelli apresentou sua dissertação à instituição em 2008.
O texto tem trechos idênticos a trabalhos anteriores.
Bomba nova e inédita sobre o novo Ministro da Educação, Carlos Decotelli.— Thomas Conti (@ThomasVConti) June 27, 2020
Achei muitos indícios de plágio na dissertação de mestrado defendida na FGV em 2008.
Segue o fio e compare as passagens, vejam o que acham:
Registro na CVM x Dissertação 👇 pic.twitter.com/Fk5gbS6cvE
A controvérsia começou quando o professor do Insper Thomas
Conti disse no Twitter que havia encontrado “muitos indícios de plágio” no
trabalho de Decotelli. Ele comparava a dissertação com 1 documento da CVM (Comissão
de Valores Mobiliários). Também disse ter encontrado trechos de outro artigo.
O núcleo é
voltado ao atendimento de alunos, professores e coordenadores dos cursos de
graduação da instituição.
Na nota em que anuncia que investigará o caso de Decotelli,
a FGV afirma que busca contato com o orientador do trabalho. Fala em medidas
administrativas e judiciais contra o novo ministro, caso sejam confirmadas
irregularidades.
O Ministério da Educação publicou na noite de sábado 1
comunicado em que classificou como “ilações” as suspeitas levantadas
ao trabalho do ministro.
“O ministro refuta as alegações de dolo, informa que o
trabalho foi aprovado pela instituição de ensino e que procurou creditar todos
os pesquisadores e autores que serviram de referência e cujo conhecimento
contribuiu sobremaneira para enriquecer seu trabalho. O ministro destaca que,
caso tenha cometido quaisquer omissões, estas se deveram a falhas técnicas ou
metodológicas. Informa também que, ainda assim, por respeito ao direito
intelectual dos autores e pesquisadores citados, revisará seu trabalho e que,
caso sejam identificadas omissões, procurará viabilizar junto à FGV uma solução
para promover as devidas correções”, diz a nota do ministério.
Cartilha elaborada pelo NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico) da
FGV em 2012 e atualizada em 2018 (leia a íntegra, 634 Kb) explica situações que podem configurar
plágio ou cópia acadêmica.
Algumas situações comuns de plágio/cópia acadêmica:
Reproduzir parcialmente ou na íntegra 1 texto ou parte dele
produzido por 1 ou mais autores sem citar as devidas fontes (…);
Utilizar a famosa ‘colcha de retalhos’, ou seja, copiar
trechos de 1 ou diversos autores, e modificar algumas frases ou palavras, mesmo
citando as fontes (…);
Não citar as fontes e se apropriar da ideia do autor
promovendo pequenas ou grandes modificações na maneira de apresenta-la.
Com
informações do Poder 360.
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